Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2011

Artigo do Mês de Maio

Etiqueta nos negócios1


É comum ouvirmos falar sobre o agir ético e da ética do trabalho na atualidade. Ainda que não tenha a pretensão de discorrer sobre a origem da ética, convém relembrar que, apesar das discordâncias, há etimologicamente correlação entre ética e etiqueta, sendo a última o diminutivo da primeira e em muitos casos, tratada como “pequena ética”. Como quase nunca tropeçamos em montanhas, mas nos pedregulhos do caminho, é importante debatermos as relações da etiqueta no mundo dos negócios e sua aplicabilidade no dia a dia dos empresários.
                Muitos se perguntam sobre a utilidade da etiqueta nos negócios. A resposta é bem simples: a etiqueta promove vantagem e sucesso profissional ao sabermos alocar o comportamento certo no lugar certo. E como isto se traduz em prática? A seguir são apresentadas algumas dicas que vale a pena aprender, revisar e/ou relembrar:
-        Se for discordar de alguém evite frases como: “Você está errado”, “Você está equivocado”, etc. Prefira algo do tipo: “Eu não vejo desta forma”, “Apesar de não concordar com você, gostaria de compreender melhor seu pensamento”. Preste bastante atenção na sua linguagem não-verbal. Ela fala mais do que as suas palavras. De nada adianta palavras gentis quando seus gestos dizem algo completamente diferente;
-        Cuidado com o que se fala em eventos sociais fora da empresa, principalmente quando há consumo de álcool. Não presuma que uma conversa fora do escritório permanecerá fora do escritório;
-        Não confunda suas coisas com as coisas da empresa. O telefone da empresa não deve ser usado para fins pessoais e se o for, no final do mês destaque as chamadas que fez para que sejam deduzidas do seu salário. Levar para casa uma caneta, clips e grampos, de vez em quando, por motivos de trabalho não se caracteriza como um problema grave e nem alarmante, mas quando estes objetos são movimentados propositalmente, sim. Não há justificativas;
-        Ao enviar um fax, inclua folha de rosto, número total de páginas e se a informação for confidencial, utilize outro mecanismo de comunicação. Antes de chegar ao destinatário, seu fax pode passar pelas mãos de muitas pessoas;
-        Não é apropriado presentear o empregador, principalmente se o presente for muito caro ou muito íntimo. Entretanto, participar de uma coleta em grupo se caracteriza como um gesto de bom gosto. O presente coletivo isenta o tom de favoritismo ou bajulação;
-        Lembre-se que independentemente de gênero, quem chega primeiro, segura a porta para os outros, a pessoa que estiver mais próxima da porta do elevador sai primeiro, quem convida é quem paga a conta, se estiver sentado, fique de pé para cumprimentar alguém, se puder ajude um colega a carregar alguma coisa se este estiver sobrecarregado;
-        O executivo deve levar em consideração o tempo de serviço quando quer presentear um assistente. Sugestões: livros, CDs, ingresso para teatros, vale-presentes, maleta de couro para trabalho. Evitar: perfumes, lingerie, jóias. Por maior que seja seu carinho pelo assistente, o executivo deve evitar qualquer interpretação errônea motivados por presentes.

O mais importante nestes “pedregulhos” do caminho é a naturalidade. Educação e gentileza são forjadas pela prática. A etiqueta te torna memorável.

1Parte do texto se baseia nos escritos de Peggy e Peter Post (2009).


Augusto Ferreira Ramos Filho

Certificado Coach de Vida e Executivo pelo ICI

Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI

MBA em Gestão de Projetos

Bacharel em Comércio Exterior

Professor do Centro de Ensino Superior Santa Cruz (CESAC)

Disciplinas: Teoria da Decisão e dos Jogos e Gestão de Pessoas II

Nenhum comentário:

Postar um comentário