Pesquisar este blog

sábado, 1 de maio de 2010

Artigo - Mês de Maio

É POSSÍVEL MOTIVAR OS FUNCIONÁRIOS?

Uma reclamação constante por parte dos empresários e gerentes é que os funcionários nem sempre estão motivados! Isso acontece porque muitas pessoas ainda pensam que é possível motivar o outro, mas estudos científicos comprovam que a motivação é intrínseca, ou seja, apenas o próprio indivíduo pode motivar-se!

Não é à toa que a palavra MOTIVAÇÃO é composta por duas partes: Motivo + Ação! Assim sendo, percebe-se que o ser humano precisa ter motivos que o leve a praticar determinada ação. Ora, se a empresa não pode motivar os seus funcionários, o que fazer para que eles tenham motivos para agir?

É necessário inovar nas estratégias de reconhecimento e valorização dos colaboradores. Os líderes podem fazer muito mais do que colocar a foto do funcionário do mês em um quadro. Bob Nelson, autor do livro 1001 maneiras de premiar seus colaboradores, apresenta as seguintes dicas:

a  Reconhecimento Informal Intangível
- Fazer elogio pessoal, em público ou através de meio eletrônico;
- Disponibilizar informações e apoio;
- Dar folgas e organizar horários flexíveis de trabalho;
- Investir em qualificação pessoal e profissional.

a  Reconhecimento e Premiações Tangíveis
- Entregar certificados personalizados por realizações;
- Dar vales brinde;
- Enviar uma cesta de café da manhã no dia do aniversário;
- Desenvolver um concurso com premiação de reconhecimento anual.

a  Reconhecimento para Equipes
- Organizar um café da manhã ou jantar especial;
- Fazer viagens: passeios, excursões;
- Realizar celebrações: festas de confraternizações, eventos para a empresa;
- Promover momentos de diversão: jogos cooperativos.

As estratégias supracitadas mostram que qualquer empresa, independente do seu porte e da sua área de atuação, é capaz de valorizar seus colaboradores sem que necessariamente sejam investidos recursos financeiros para estas ações.

É imprescindível destacar que o reconhecimento deve ser planejado e organizado de forma equilibrada com os recursos da empresa. O líder precisa desenvolver a competência de reconhecer os funcionários diariamente, pois de nada adianta implementar estratégias hoje e não desenvolvê-las com ações inovadoras que surpreendam os colaboradores continuamente. Engana-se quem pensa que o dinheiro é a única fonte de motivação!

Fabiana Ferreira
Consultora Organizacional
Mestranda em Administração
Fazendo Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Especialista em Supervisão Pedagógica e Gestão Escolar
Especialista em Educação a Distância
Licenciada em Letras
Bacharel em Administração
Professora do Centro de Ensino Superior Santa Cruz (CESAC)
Disciplinas: Gestão de Pessoas I e Gestão Estratégica


Nenhum comentário:

Postar um comentário